O que é investir?
- contato85378
- 16 de jun. de 2021
- 3 min de leitura
Investir nem sempre é um tema presente na vida financeira dos brasileiros, de modo geral, as pessoas procuram uma instituição financeira quando há a necessidade de conseguir verba para quitar dívidas ou adquirir bens de consumo. Muito em razão da desigualdade social e das crises e decréscimos da economia nacional ao longo do tempo. Assim, o mundo dos investimentos pode ser considerado ainda um bicho de sete cabeças por muitos potenciais investidores. Investimento é qualquer gasto ou aplicação de recursos que produza um retorno futuro. Esse conceito envolve tanto dinheiro quanto capital intelectual, social ou natural. E acredite: desvendar seus significados pode ser bem mais simples do que parece.

Esclarecendo: um investimento financeiro pode ser entendido como a forma abrangente de se aplicar recursos financeiros nas mais diversas opções de aplicações que possuímos, como ações, títulos de renda fixa, imóveis e outros, com o propósito de se obter um resultado positivo no final das aplicações. Hoji (2014) complementa que os investimentos podem ter várias características, como serem de curto, médio ou longo prazo, terem maior ou menor risco de sofrerem variações e até mesmo perdas. Um ponto importante abordado pelo autor, é o de que, se não gerenciados, de forma adequada e constante estes deixam de ser uma origem de recursos para se tornar um desembolso das fontes de recurso do investidor.
Hoji (2014) ainda afirma sobre liquidez desses investimentos, e até o quanto ela pode ser alta. Segundo o autor, o investimento se realiza quando seu resgate não é compulsório, ou seja, o investimento se realiza quando o aplicador dos recursos o resgata com o propósito de utilizar os lucros provindos da aplicação ou até mesmo utiliza aqueles recursos e, talvez, todo o montante aplicado, para realizar uma nova aplicação ou aquisição de bem e direitos.
Investir é diferente de poupar. Poupar tem relação com guardar dinheiro e, geralmente, exige disciplina e mudanças nos hábitos financeiros, como o corte de gastos supérfluos, por exemplo. Quem decide poupar para comprar um carro, por exemplo, deve separar determinada quantia pelo tempo necessário para atingir o objetivo final. Investir, por sua vez, não é somente juntar dinheiro, mas aplicá-lo para que haja uma remuneração no futuro.
Por isso, é muito importante entender as categorias de investimentos. Nós não recomendamos que você invista sem entender no que está aplicando. Estudar é um passo importante na jornada do investidor. Por exemplo, a categorização dos investimentos em renda fixa. Renda Fixa são todos os investimentos onde é possível ter uma boa previsibilidade do retorno. Assim, todos os investimentos enquadrados nessa categoria são considerados mais seguros e conservadores. Dentro de renda fixa, existem dois tipos de investimentos: os prefixados e os pós-fixados. Diferente da renda fixa onde é possível estimar o retorno, a renda variável reúne os investimentos onde existem oscilações imprevisíveis determinadas por diversos fatores difíceis de controlar. Dessa forma, o investimento pode performar bem ou até dar prejuízo.
Os primeiros passos para iniciar um investimento, então, é definir seus objetivos, pois assim se torna mais fácil não se distrair pelo caminho. Segundo, aprender sobre o mercado, seguido de estipular o valor inicial do investimento. Existem muitas opções de investimentos e cada uma requer montantes diferentes. Tem aplicação que possui valor inicial mais alto e outras com valor inicial mais baixo, inclusive de R$1,00. Dessa forma, saber quanto você tem para investir é importante para escolher qual aplicação será melhor para o seu perfil. A partir disto, o quarto passo é, exatamente, estabelecer o seu perfil: conservador, moderado ou agressivo.
Se você ainda se pergunta: por quê investir? Fazer investimentos é uma maneira bastante eficiente de conquistar seus objetivos, além de garantir a tão sonhada estabilidade financeira. Contudo, para evitar frustrações é importante sempre ter cautela, aplicar seu patrimônio em diferentes produtos financeiros e principalmente se manter informado sobre o assunto. O mercado financeiro oferece uma variedade de investimentos tanto para quem prioriza pouca rentabilidade e menor risco quanto para quem deseja fazer altos investimentos em busca de uma maior rentabilidade.
Comments